top of page
Buscar

A importância da ultrassonografia para seu pet

Atualizado: 29 de nov. de 2022


A ultrassonografia é um exame essencial na rotina hospitalar para auxiliar no diagnóstico, prevenção e acompanhamento de doenças do seu pet. Por ser um procedimento não invasivo, indolor e por possibilitar a visualização das estruturas através da pele e músculos, esse exame é realizado com frequência, permitindo que o veterinário saiba o que está acontecendo dentro do seu animalzinho.

A ultrassonografia do abdômen é indicada para a detecção de afecções como cálculos urinários e renais, corpos estranhos, gastrite, aumento da próstata, cistos ovarianos, tumores, causas de emagrecimento progressivo e outros. É usado também para o monitoramento da gestação, permitindo acompanhar o desenvolvimento dos bebês.


Além disso, a ultrassonografia auxilia na coleta de urina, diretamente da bexiga, de forma segura (cistocentese), assim como punção aspirativa, nódulos ou cistos abdominais, para análise do conteúdo dessas estruturas. Mas não é só no abdômen que se faz ecografia, essa pode ser feita também no tórax, crânio, articulações, tendões e nos olhos, sempre com o objetivo de identificar a presença de alterações internas A realidade é que nenhum dono sabe dizer se o seu cão ou gato precisa de um ultrassom. O pedido é sempre com o veterinário. No entanto, existem alguns sintomas a serem observados. Se o seu animal de estimação apresenta algum destes, deve ser encaminhado ao veterinário apropriado imediatamente. Estes são: Perda de peso sem motivo aparente.

  • Dor ou sensibilidade abdominal;

  • Perda persistente de apetite ou anorexia;

  • Inchaço abdominal;

  • Vômitos ou diarreia constantes e inexplicáveis.

Na dúvida, um ultrassom pode ser solicitado pelo veterinário se determinar que um exame adicional é necessário. Como cuidador, compartilhar alguns desses sintomas durante o aconselhamento pode ajudá-lo.


 
 
 

Comments


bottom of page