
A cardiopatia é um conjunto de doenças do coração que pode afetar o seu pet, independente da idade, causando grande impacto em sua saúde.
Os principais tipos de cardiopatias são:
✳️Doença mixomatosa valvar – Esta alteração se dá pela degeneração das válvulas do coração. É mais comum em cachorros idosos;
✳️Cardiomiopatia dilatada – Causa aumento das câmaras cardíacas e leva à redução da força de contração no coração, deixando-o mais fraco. Algumas raças de cachorros grandes possuem uma predisposição à cardiomiopatia dilatada;
✳️ Cardiomiopatia hipertrófica – Ocorre quando há aumento da musculatura do ventrículo (uma das câmaras do coração), dificultando o seu relaxamento e reduzindo o espaço para acúmulo de sangue na câmara.
✳️ Apesar de não serem muito comuns e muitas das vezes de difícil diagnóstico, as doenças cardíacas congênitas, também podem ser identificadas através do exame ecocardiográfico.
E quais são os principais fatores de riscos, que podem tornar o animal mais predisposto a essa condição?
✅ Idade – cachorros mais velhos apresentam maiores riscos de cardiopatia. Mas é importante também fazer exames em filhotes e animais jovens.
✅ Predisposição genética – Algumas raças de cachorros apresentam predisposição a alterações cardíacas.
Caso note que o seu pet esteja apresentando cansaço excessivo, tosse constante, desmaio ou língua roxa, fique atento pois podem ser sinais de problemas no coração.
Agende uma consulta agora mesmo com a nossa equipe de Cardiologia. Seu bichinho merece esse cuidado!

Comments